quarta-feira


Casos de dengue no Rio sobem 32% em uma semana


Os casos de dengue no Rio aumentaram 32% em apenas uma semana. Nesse período, mais 12 mortes foram confirmadas, subindo de 67 para 79 o número de óbitos. Outros 80 são investigados. Também foram registrados 18.389 novos casos, totalizando 75.399 ocorrências da doença. Para tentar conter a epidemia e diminuir a letalidade da doença, o governo do Rio abriu desde o início do ano 505 leitos e dez tendas de hidratação, que recebem apenas pacientes com suspeita de dengue.

"Na semana passada, tínhamos 314 pacientes na fila de espera por internação, dos quais 174 eram crianças. Hoje, não temos nenhuma ", disse o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, que admite que a epidemia ainda está no ápice. Para o supervisor de Vigilância em Saúde da secretaria, Victor Berbara, o regime de chuvas acima da média pode ter agravado a epidemia. "Em abril, normalmente, os casos caem porque é um mês mais seco, mas continuamos trabalhando com o pior cenário porque continua chovendo bastante", disse. Em apenas um dia, de terça-feira (8) para quarta-feira (9), foram registrados mais de 2 mil casos de dengue na capital fluminense, onde a epidemia é mais grave.

Até hoje, havia 45.463 casos confirmados e 46 mortos só na capital. O governador Sérgio Cabral Filho (PMDB) publicou hoje, no Diário Oficial do Estado (DOE), um decreto que concede gratificação de 500 reais aos bombeiros que atuarem no combate à dengue, com efeito retroativo desde 1º de março. De acordo com o texto, a gratificação está diretamente ligada à realização das seguintes tarefas: visita domiciliar aos imóveis para controle mecânico, biológico ou químico de criadouros de mosquito Aedes aegypti, mobilização da população por meio de mensagens educativas e distribuição de material informativo durante as visitas aos imóveis e vedação de depósitos desprovidos de tampas com colocação de capas ou qualquer outro recurso disponível, para protegê-los evitar a proliferação do mosquito.

Dengue panic in Brazil: 19.169 cases and 30 deaths in 2008

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: