quarta-feira

A tragédia inacabada dos Kennedy


Fita revela demora na busca por John-John depois que seu avião caiu

Yolanda Monge, em Washington

Seu cadáver foi encontrado entre um monte de ferros retorcidos no leito marinho das águas frias próximas à ilha de Martha's Vineyard, diante da costa de Massachusetts, há cerca de oito anos. Mas sua morte, aos 38, só fez aumentar a lenda do único filho homem do presidente John F. Kennedy. De vez em quando surgem novas revelações sobre a dinastia mais famosa dos EUA, e quando parece que o fascínio e a obsessão dos americanos por um clã que situam no mesmo nível das famílias reais européias estão se diluindo, surge um novo dado.

Se os EUA tivessem um Shakespeare, teria escrito a história dos Kennedy. O sobrenome encerra ambição, riqueza, poder, sexo, amor e morte... E nesta quarta-feira (7/2) teria acrescentado uma apostila ao capítulo do trágico acidente fatal de John-John numa noite de julho de 1999, quando seu avião mergulhou no mar.

O Departamento de Transportes dos EUA divulgou uma transcrição de parte da conversa que, na noite da morte de Kennedy, foi mantida entre Adam Budd e o centro de telefonia dos serviços aéreos da Administração Federal de Aviação (AFA). Aos 21 anos, Budd combinava seus estudos com um trabalho de assistente na pista de aterrissagem do aeroporto de Martha's Vineyard. Matéria completa